-
Arquitetos: Found Projects, Schneider & Luescher
- Área: 1 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Schran Image
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirado no conceito de projeto de paisagismo da "Escola da Floresta", o Pavilhão de Quatro Telhados tem a intenção de ser incorporado e integrado ao parque. Muito parecido com a tipologia da estufa, o pavilhão é um edifício do parque.
Localizado no canto norte do Parque Infantil de Pingshan, em Shenzhen, o Pavilhão serve como uma entrada secundária para o Parque Infantil. A estrutura de três pavimentos e 1.200 m² oferece uma passagem para pedestres, salas multiuso, uma livraria, um café e um jardim na cobertura.
Uma passagem no térreo permite que os visitantes entrem por um espaço de um único pavimento que os leva a um espaço de pé-direito duplo com uma claraboia acima. A sequência de "pressionar e soltar" serve como uma entrada para o parque. O vazio não apenas permite que os visitantes passem pelo edifício, mas também serve como um corredor social para sentar e conversar.
Uma grade estrutural simples de concreto moldado no local é projetada com duas coberturas de aço nas fachadas sul e norte e duas coberturas de concreto no jardim externo. A paleta de cores faz referência à pintura de paisagem chinesa do século XI, unificando as colunas, vigas e contraventamento diagonal. As duas escadas vermelhas esculpidas estão incorporadas à estrutura, destacando visivelmente a circulação vertical.
Os telhados maciços definem a identidade arquitetônica, proporcionando um sombreamento generoso e um espaço coberto para a comunidade local. Níveis de transparência são criados pelo posicionamento estratégico de painéis de policarbonato transparente, painéis de metal perfurados e painéis de metal sólidos.
O padrão de diamante e triângulo filtra a luz natural enquanto introduz luz ambiente no espaço interior. Os elementos arquitetônicos ofuscam os limites do edifício e ampliam o impacto arquitetônico tanto no exterior quanto no interior, mesclando a relação entre arquitetura, paisagem e pessoas.